sábado, 12 de junho de 2010

Praia do Forte - BA

Situada em Mata de São João, litoral norte da Bahia, a Praia do Forte ficou famosa pela unidade matriz do Projeto Tamar, que completa 30 anos esse ano.


Exibir mapa ampliado

Para explicar como chegar lá a melhor referência é a partir da cidade de Salvador. De lá eu peguei um ônibus próximo à rodoviária, em frente ao Shopping Iguatemi. Leva 1h30min em média de carro, e quase 2h de ônibus ou van (por causa das paradas no caminho).

O ponto final é bem próximo ao Projeto Tamar, principal atração do local. Ao descer existe uma feirinha de artesanato, pela rua da feira se segue até chegar na Praça São Francisco, após a praça fica o projeto.


É interessante para crianças e pessoas que não tem familiaridade com a questão da ameaça a vidas marinhas, para os outros públicos não tem muita graça, a não ser ver os filhotinhos de tartaruga no tanque, esperando pela oportunidade de ir para o mar.

video

Uma coisa que gostei muito foi a estrutura utilizada no projeto: bambu, madeira certificada, adobe. Tudo para criar o mínimo de impacto ao meio ambiente. Não perguntei se há também um sistema de manejo de água e resíduos sólidos adequado. O que torna a estrutura coerente com a proposta ambientalista.


Depois procurei um canto onde não tinha ninguém na praia (sendo um dia de semana normal foi fácil) e lá fiquei, observando os pequenos siris, que por sua vez me observavam.



Para o almoço fui no Terreiro Bahia, excelente restaurante, com pratos muito bem elaborados, mas não tem apenas inspiração nos ingredientes locais, tem um lado mais de cozinha internacional do que a típica brasileira. Experimentei o Camarão no Bafo com Ervas Finas e a Mulata Assanhada para sobremesa. Saí satisfeitíssima, tanto com o primor dos pratos, quanto com o atendimento, a decoração, o som ambiente e a paz que tudo isso me transmitiu.



Na volta, um mimo que havia na feira, sabonetes artesanais em forma de tartaruga marinha. Não resisti, estavam tão bonitinhos. E em promoção graças a um grupo de escola que visitava o local, por causa do Projeto Tamar, e também compraram muitas coisas na feira.

Ir de ônibus é bem complicado, pois só tem a cada 1h30min. A van eu não recomendo, para nos pontos e fica muito tempo esperando pessoas interessadas no destino chegarem, é bem chato, e mais cara, quase o dobro do preço da passagem de ônibus. Este por sua vez, vai bem cheio. Mas para quem está no espírito de um passeio, a sós e, como eu, também não dirige, não é nada demais.

Para saber sobre mais atrações da Praia do Forte, acesse o site oficial. Passei apenas uma tarde lá, quem tiver mais tempo (e dinheiro) pode ver mais coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário