domingo, 11 de abril de 2010

E me venha com abobrinhas!

Para que eu possa gratinar. Receita para um almoço vegetariano, leve e saudável: abobrinha gratinada.
Ingredientes:

ingredientes

1 abobrinha verde média (aprox. 350gr)
1 cebola pequena
1/2 pote de cream chese (75gr)
shimeji (aprox. 60gr)
alho poró (aprox. 30gr)
mozarella de búfala (30gr)
sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo:
Corte a abobrinha na horizontal pela metade. Eu não sou expert nisso, daí fiquei com metades um pouco diferentes, mas que fiquem parecidas, ok?
Tire a polpa com uma colher. Ela é bem macia, é só ir com jeitinho, senão fura a casca. Tem que cavar a e deixar praticamente só a casca dela.


Reserve a casca. Refogue, nessa ordem: cebola, alho poró, shimeji. É só murchar um pouco a cebola no óleo (um fio de óleo) e depois pode colocar um pouco de azeite de oliva e juntar os outros dois. Quando tudo estiver bem murchinho acrescenta a polpa da abobrinha. Nesse momento coloque o sal.
Vai formar bastante água, tem que deixar secar, misturando de vez em quando, para não grudar. Quando estiver quase no ponto (a abobrinha vai praticamente desmanchar, fazendo meio que um creme) coloque a pimenta do reino. 2 pitadas foi o que usei. Desligue o fogo. Mexa um pouco até evaporar mais um pouco d'água, e então junte o cream cheese.

É nesse momento que o cheiro fica muito bom! Coloque num pote para esfriar. Quando tiver morno a frio, recheie a casca da abobrinha e cubra com a mozarella de búfala.


Leve ao forno por 20min. em média. Depende do forno.

Sugestões de acompanhamento: aqui eu fiz arroz com granola. Porque tinha um arroz velho sobrando que eu não tava afim de jogar fora, coloquei na frigideira pra esquentar com azeite e granola, ficou ótimo.

abobrinha gratinada

Mas combina também com:

- aspargos frescos na manteiga (só dar uma fritadinha rápida)
- salada de rúcula, búfala, cogumelo paris, tomate cereja, regada no azeite com óregano (o que eu chamo de salada perfeita)
- arroz (normal ou com algum guéri-guéri que você queira colocar) e lentilha

Se quiser uma entada, uma sopinha de beterraba com batata temperada na cebolinha cai bem.

Rendimento: 2 porções.

Custo: prefiro não comentar, shimeji em Niterói tá custando o mesmo que 1 rim no mercado negro. Se tiver a granel até que é melhor, pois hoje ainda vou fazer pizza de shimeji pra aproveitar as outras não sei quantas gramas do imenso pacote que comprei só para testar essa receita.

Mas valeu à pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário